GIST: Fatores De Risco, Causas,



A maioria dos especialistas acredita que os tumores se originam em células conhecidas como células intersticiais de Cajal (ICC). Às vezes, são chamadas de “células marca-passo do trato digestivo” porque regulam o movimento dos alimentos através do sistema digestivo.

Stomach cancer – Symptoms and causes – Mayo Clinic

Stomach cancer – Symptoms and causes.

Posted: Wed, 26 Apr 2023 07:00:00 GMT [source]



Mas foram feitos grandes progressos na aprendizagem de como certas alterações no ADN podem fazer com que células normais se tornem células cancerígenas. GISTs são tumores raros que podem começar em qualquer parte do trato intestinal.

Genes



As células tumorais podem formar tumores malignos, tais como tumores estromais gastrointestinais. As células tumorais podem eventualmente desenvolver a capacidade de migrar e se espalhar para outras áreas do corpo. A desvantagem de ter muitas opções de tratamento é que as pessoas são chamadas a tomar mais decisões em relação aos seus cuidados. Reservar um tempo para pesquisar seu câncer pode não apenas ajudá-lo a se sentir mais no controle de sua jornada, mas, em alguns casos, pode até afetar os resultados. No entanto, é importante analisar informações recentes, uma vez que o tratamento e as taxas de sobrevivência da doença estão a melhorar rapidamente. Os tumores estromais gastrointestinais (GIST) são um tipo de sarcoma de tecidos moles. Embora sejam o tipo mais comum de sarcoma do trato digestivo, representam apenas 0,2% dos cânceres do trato digestivo em geral.

  • Outros GISTs não causam sintomas e são detectados acidentalmente durante um procedimento para outra condição.
  • Mesmo que algum tumor esteja presente nas margens, geralmente não é feita uma nova cirurgia.
  • Esses exames podem incluir exames de sangue e outros exames e procedimentos que procuram quaisquer alterações em sua saúde ou quaisquer problemas que possam ocorrer devido ao tratamento do câncer.
  • Se você tem um tumor estromal gastrointestinal (GIST) ou está perto de alguém que tem, saber o que esperar pode ajudá-lo a lidar com a situação.
  • Freqüentemente, os pacientes tomam um medicamento específico como o imatinibe após a cirurgia para retardar ou reduzir as chances de recorrência.


No entanto, se o GIST se espalhou para locais distantes do corpo, a taxa de sobrevivência em cinco anos é de 55%. Depois de chegar ao diagnóstico de câncer, os profissionais de saúde muitas vezes tentam descobrir se o câncer se espalhou. Saber a quantidade de câncer em seu corpo pode ajudar a determinar como tratá-lo. GISTs são tumores incomuns que podem crescer em qualquer parte do trato digestivo, do esôfago ao ânus.

Sobre O Tumor Estromal Gastrointestinal



Algumas pessoas com tumores estromais gastrointestinais não apresentam sintomas; seus tumores são encontrados incidentalmente durante exames de imagem ou cirurgias, quando os médicos estão diagnosticando ou tratando outras condições. Os tumores estromais gastrointestinais (GISTS) ocorrem quando as células que revestem o trato digestivo crescem e se dividem de forma descontrolada, criando uma massa de tecido chamada tumor. Algumas pessoas com GIST podem não notar alterações na sua saúde, enquanto outras podem sentir-se mal ou sentir dor ou sangramento. Se você tem um tumor estromal gastrointestinal (GIST) ou está perto de alguém que tem, saber o que esperar pode ajudá-lo a lidar com a situação. Aqui você pode descobrir tudo sobre tumores estromais gastrointestinais, incluindo fatores de risco, sintomas, como são encontrados e como são tratados. Tumores estromais gastrointestinais refratários são aqueles que param de responder à medicação depois de um tempo. Neste caso, um novo tipo de medicamento TKI pode ser usado ou o paciente pode ser encaminhado para um ensaio de pesquisa clínica que está testando a eficácia de um novo medicamento.

  • Embora os tumores “impulsionados” pelas alterações da NF1 respondam ao Gleevec, alguns desses tumores também apresentam mutações no KIT e podem responder, especialmente aqueles que ocorrem em uma área específica do intestino delgado.
  • As células tumorais são diferentes das células normais em muitos aspectos, incluindo taxa de crescimento, interação com outras células, estrutura, expressão genética e muito mais.
  • Com os avanços ocorridos em tantas áreas da oncologia, é difícil ficar por dentro de um tipo de câncer, sem falar em todos os tipos da doença.
  • As perspectivas para as pessoas com GIST melhoraram dramaticamente nos últimos 20 anos.


Mesmo que um tumor esteja a progredir, a interrupção das terapias direcionadas também pode resultar num crescimento mais rápido do tumor. Os tratamentos medicamentosos direcionados concentram-se em produtos químicos específicos presentes nas células cancerígenas. Ao bloquear esses produtos químicos, os tratamentos medicamentosos direcionados podem causar a morte das células cancerígenas. Para os GISTs, o alvo desses medicamentos é uma enzima chamada tirosina quinase, que ajuda as células cancerígenas a crescer. Os GISTs começam quando ocorrem mutações genéticas em certos genes, levando ao crescimento celular descontrolado. Com o tempo, esse crescimento celular descontrolado leva à formação de tumores.

Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST)



Cerca de 75 a 80% dos casos de GIST apresentam uma mutação em um gene denominado KIT e, em 5 a 10% dos casos, há uma mutação em outro gene conhecido como PDGFRA. Os tumores estromais gastrointestinais podem ser o resultado de mutações genéticas específicas (alterações anormais nos genes). Na verdade, muitas descobertas inovadoras sobre os fatores genéticos envolvidos no câncer (em geral) foram descobertas em estudos envolvendo tumores estromais gastrointestinais. Além de verificar a taxa mitótica, podem ser realizadas técnicas que incluem imuno-histoquímica, imunocoloração e perfil genético.

  • Para compreender esses testes, é útil observar quais mutações podem estar presentes, pois isso ajuda os profissionais de saúde a determinar o melhor tratamento para um tumor individual.
  • Reservar um tempo para pesquisar seu câncer pode não apenas ajudá-lo a se sentir mais no controle de sua jornada, mas, em alguns casos, pode até afetar os resultados.
  • Após o término do tratamento do câncer, todos os sobreviventes do câncer devem receber cuidados de acompanhamento.
  • Estes números não podem prever com precisão a situação individual de cada pessoa.
  • Algumas pessoas com GIST podem não notar alterações na sua saúde, enquanto outras podem sentir-se mal ou sentir dor ou sangramento.


Os sintomas podem não ser observados até atingirem um determinado local, atingirem um tamanho grande o suficiente para pressionar os nervos e causar dor, resultar em inchaço abdominal ou obstruir os intestinos. Tumores com mutações em genes diferentes do KIT e PDGFRA geralmente não respondem às terapias direcionadas convencionais para GIST. Dito isto, um estudo de 2020 estima que cerca de 20% dos tumores que inicialmente apresentam resultados negativos para mutações KIT e PDGFRA são, na verdade, portadores de mutações KIT e podem, portanto, responder aos tratamentos acima para estes tumores. Os pesquisadores recomendam que uma análise molecular de segundo nível (perfil genético) seja feita em tumores que inicialmente apresentam resultados negativos. Quando o Gleevec é iniciado pela primeira vez, as pessoas são alertadas para observar quaisquer sinais de sangramento do trato digestivo, pois esses tumores às vezes podem sangrar se encolherem rapidamente. Os efeitos colaterais mais comuns são erupções cutâneas, diarréia, dor abdominal e dores musculares. As terapias direcionadas são medicamentos que têm como alvo as células cancerígenas ou vias específicas envolvidas no crescimento de um câncer.

O Que Causa Tumores Estromais Gastrointestinais?



As células tumorais são diferentes das células normais em muitos aspectos, incluindo taxa de crescimento, interação com outras células, estrutura, expressão genética e muito mais. Um tumor estromal gastrointestinal (GIST) é um tipo raro de câncer que ocorre no trato gastrointestinal (GI).
a fantastic read